MA_NIFESTO
MA_NIFESTO
Somos uma associação de pessoas diversas que pensam e agem criticamente sobre o espaço, nas suas distintas escalas, lutando pelos direitos das mulheres como direitos humanos fundamentais para a construção de uma sociedade justa.
Sabemos que os espaços não são neutros e são produtores de desigualdades. Mas, quando pensados e concretizados desde os feminismos, alavancam caminhos para a igualdade, para que nós, mulheres, ocupemos lugares centrais na sua construção, ocupação e transformação.
Defendemos o sentido democrático na construção dos lugares, combatendo opressões, discriminações, estereótipos e violências contra as mulheres baseadas no sexo, no género, na raça, na classe, entre outras.
Exigimos o direito das mulheres a liderar a construção das políticas públicas porque todas impactam na dimensão espacial das vidas e dos quotidianos.
Reivindicamos abordagens e práticas profissionais participadas, ambientalmente responsáveis e ecofeministas, que operem em contextos diversos, trabalhando para casas, bairros, cidades e territórios mais plurais.
Lutamos para que a igualdade entre mulheres e homens nos contextos profissionais seja uma prioridade para instituições e entidades empregadoras, mas também entre pares; exigindo paridade, visibilidade, representatividade, igualdade salarial e respeito pela conciliação da vida pessoal, familiar, cívica e profissional.
Queremos que o ensino e a investigação convoquem conteúdos e práticas pedagógicas feministas e transformadoras, que eduquem para a justiça socioespacial, territorial e histórica, por oposição ao modelo patriarcal dominante e suas visões totalizantes do conhecimento .
Construímos as nossas reflexões e acções através de redes de trabalho e de cooperação, nacionais e internacionais, que nos são essenciais e tudo o que fazemos nascerá dos feminismos interseccionais, da sororidade e do cuidado mútuo.
Somos conscientes de que aqui chegámos como herdeiras de outras tantas gerações de mulheres e feministas que lutaram e resistiram antes de nós. Estamos igualmente certas que não voltaremos a ser invisíveis.