SOBRE | ABOUT


A associação Mulheres na Arquitectura (MA), fundada em Lisboa, 2017, visa a reflexão e a acção no âmbito da equidade de género nas várias práticas implicadas no fazer arquitectura, cidade e território.

The Mulheres na Arquitectura association (MA), founded in Lisbon in 2017, aims to reflect and action within the scope on gender equity in the various practices involved in making architecture, the city and the territory.


MA_NIFESTO



PROJETOS E ATIVIDADES

2025
2024
2023
2022
2021
2020
2019
2018
2017


Jane’s Walks
Lisboa
Aveiro
Porto



INFORMAÇÕES

Órgãos Sociais | Executive Board

ASSOCIA-TE! | JOIN US


Email
Instagram
Facebook
Escola de Verão Cidades e Género: Perspectivas e Estratégias
  2019


programa: Escola de Verão Cidades e Género: Perspectivas e Estratégias

local: Lisboa

promotora: MA, CIEG/ULisboa

parcerias: 

apoios: Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Câmara Municipal de Lisboa (BIP-ZIP)

link para + info: https://espacodearquitetura.com/eventos/escola-de-verao-cidades-e-genero-perspectivas-e-estrategias/
A concretização e a vida das cidades, enquanto organismos complexos, são reflexos das estruturas de poder e decisão das sociedades que as sustentam. Numa sociedade tradicionalmente patriarcal para quem e que modelos de cidades são propostos e realizados? Para quem são os espaços urbanos e quem excluem? Terá a diversidade cidadã direito a efectivo espaço e possibilidade de acção nas decisões que configuram os seus quotidianos?

Os três dias da Escola de Verão “Cidade e Género” coloca estas questões como ponto de partida. A aplicação de uma metodologia reflexiva e participativa, com perspectiva de género, permitirá perceber quais podem ser as estratégias de:

1. Visibilização e reforço das profissionais (arquitectas, urbanistas, etc.) nos locais de decisão técnica e política;

2. Questionamento sobre a consolidação urbana das desigualdades e das consequentes resistências socio-espaciais;

3. Avaliação de realidades e processos urbanos consolidados ou em desenvolvimento e estratégias necessárias.

A organização desta Escola de Verão privilegia a discussão com especialistas, nacionais e internacionais, assim como a experimentação e o desenvolvimento de modos críticos de olhar, reflectir e agir sobre a cidade com perspectiva de género. O objectivo é trabalhar com ferramentas que visem a construção de estratégias mais sólidas de intervenção urbana com consciência das diversidades, para um quotidiano inclusivo.

De 18 a 20 de Setembro, realizar-se-á a Escola de Verão Cidades e Género: Perspectivas e Estratégias, co-organizada pela associação Mulheres na Arquitectura e pelo CIEG/ULisboa. Será a primeira vez que os temas das cidades, do espaço e da arquitectura se cruzam com as questões das perspectivas de género em Portugal num evento desta natureza.

Terá lugar no Centro de Informação Urbana de Lisboa, em Picoas, e as palestras serão abertas ao público. Entre as palestrantes sublinham-se a uruguaia Daniela Arias (Um día, uma arquitecta), a portuguesa Margarida Queirós (IGOT) e a catalã Julia Goula (Equal Saree). Para a abertura, o evento contará com as vereadoras Filipa Roseta (C. M. Cascais) e Paula Marques (C. M. Lisboa).

No encerramento estarão presentes a Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, e a coordenadora do CIEG, Anália Torres. Participarão pessoas de todo o país, entre estudantes, investigadoras/es, activistas e técnicas/os municipais.

Este evento acontece com o apoio da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, da Fundação para a Ciência e a Tecnologia e da Câmara Municipal de Lisboa (BIP-ZIP).




© Associação Mulheres na Arquitectura (MA)