SOBRE | ABOUT


A associação Mulheres na Arquitectura (MA), fundada em Lisboa, 2017, visa a reflexão e a acção no âmbito da equidade de género nas várias práticas implicadas no fazer arquitectura, cidade e território.

The Mulheres na Arquitectura association (MA), founded in Lisbon in 2017, aims to reflect and action within the scope on gender equity in the various practices involved in making architecture, the city and the territory.


MA_NIFESTO



PROJETOS E ATIVIDADES

2025
2024
2023
2022
2021
2020
2019
2018
2017


Jane’s Walks
Lisboa
Aveiro
Porto



INFORMAÇÕES

Órgãos Sociais | Executive Board

ASSOCIA-TE! | JOIN US


Email
Instagram
Facebook
Arquitectas da Liberdade
  2025


programa: Arquitectas da Liberdade

local: Lisboa, Evora, Porto, Covilhã, Coimbra

promotora: Mulheres na Arquitectura, DGArtes, 50x2 comissão das comemorações dos 50 anos do 25 de abril

parcerias:  Museu do Aljube Resistência e Liberdade, Associação de Moradores e Cidadãos – Malagueira Viva e Vivida, Fundação Marques da Silva, Ordem dos Arquitectos Secção Regional Centro, Departamento de Engenharia Civil e Arquitetura da Faculdade de Engenharia da Universidade da Beira Interior (UBI)

apoios:  Fio à Meada, Colorfoto, Centro de Documentação 25 de Abril – Universidade de Coimbra, Ordem Arquitectos Conselho Directivo Nacional, Ordem Arquitectos Secção Regional Lisboa e Vale do Tejo, Ordem Arquitectos Secção Regional Norte, Museu dos Lanifícios – UBI, Núcleo de Estudantes de Arquitectura da UBI, Centro de Investigação em Arquitectura Urbanismo e Design da UBI, Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, Departamento de Arquitectura e Urbanismo do ISCTE, DINÂMIA’CET-Iscte, Departamento de Arquitectura da Escola de Artes da Universidade de Évora, Departamento de Arquitectura da Universidade de Coimbra, AEGV – Agrupamento de Escolas Gil Vicente, Câmara Municipal de Lisboa, Arquivo Municipal de Lisboa

link para + info:

https://50anos25abril.pt/agenda/arquitectas-da-liberdade/

https://www.instagram.com/arquitectasdaliberdade/  

https://www.museudoaljube.pt/expo/arquitectas-da-liberdade/
Casas e mulheres têm vínculos imemoriais. Em todo o mundo, a luta pelo direito à habitação foi e é uma luta das mulheres. Em Portugal, a Revolução de Abril de 1974 herdou uma pesada herança: as mulheres eram consideradas cidadãs de segunda, faltavam muitas casas para morar e os bairros de lata, pátios e as ilhas proliferavam nas maiores cidades. Moradoras (particularmente as mais pobres), arquitectas, técnicas de serviço social, e outras, envolveram-se na reivindicação por casas dignas. Consagrado na Constituição de 1976, o direito à habitação está hoje por cumprir, assim como outros direitos das meninas e das mulheres.

“Arquitectas da Liberdade” fala delas. Ao redor de mulheres e das casas pelas quais lutaram, antes e depois do 25 de Abril de 1974, esta proposta articula história, fontes orais e visuais. A exposição será cronológica, temática, interdisciplinar. Parte das experiências e das histórias de vida, olhando para os seus saberes e gestos. A exposição itinerante contará com  conversas com convidadas que intervieram neste período histórico e visitas guiadas. Todos os momentos serão gravados, contribuindo, assim, quer para a construção de um arquivo de memórias ao redor do 25 de Abril, dos direitos das mulheres e da luta pela casa, quer para partilhar histórias, inquietações, projetos, necessidades e desejos, que instiguem a pensarmos, hoje, a transformação social, a igualdade e a liberdade, e a democracia em Portugal.

“Arquitectas da Liberdade” é um dos 45 projectos apoiados pela 2.ª edição do programa Arte pela Democracia, uma iniciativa da Comissão Comemorativa 50 anos do 25 de Abril em parceria com a Direção-Geral das Artes.

O Programa «Arte pela Democracia» promove projetos artísticos que se enquadrem nas Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril e que contribuam para a reflexão sobre a relevância deste acontecimento na construção da democracia.

É dirigido a projetos artísticos nas áreas das artes visuais (arquitetura, artes plásticas, design, fotografia e novos media); artes performativas (circo, dança, música, ópera e teatro); artes de rua; e cruzamento disciplinar.

Este programa teve uma dotação orçamental de um milhão de euros. Selecionou um total de 45 projetos, que percorrem o país para comemorar 50 anos de Liberdade e Democracia.

Promotora: Associação Mulheres na Arquitectura

Calendário 2025

6 de Março a 30 de Abril: Museu do Aljube Resistência e Liberdade, Lisboa

17 de Maio a 2 de Junho: Associação de Moradores e Cidadãos – Malagueira Viva e Vivida, Évora

15 a 29 de Junho: Fundação Marquês da Silva, Porto

18 de Setembro a 2 de Outubro: Faculdade de Engenharia/UBI, Covilhã

16 a 30 de Outubro: Casa das Caldeiras, Coimbra

22 de Novembro: Museu do Aljube Resistência e Liberdade, Lisboa, encerramento com espectáculo musical “Maria Liberdade” pelo grupo de cantadeiras Fio à Meada.

Entrada gratuita.

Horários dependentes de cada espaço expositivo.


© Associação Mulheres na Arquitectura (MA)